Fisioterapia Traumato-ortopédica

-fisioterapia-traumato-ortopedica-e-movimento-humanodesktop-50

A fisioterapia é uma profissão relativamente nova, surgiu para o mundo durante a 1ª guerra mundial e no Brasil na década de 50, que com a incidência muito alta de poliomielite era necessária a reabilitação para as sequelas motoras dos individuos acometidos, além disso havia um número muito alto de acidentes de trabalho que também necessitava de reabilitação para que fosse reintegrado o sistema produtivo do país, em 1956 surgiu o primeiro curso com duração de dois anos para formar fisioterapeutas que atuassem na reabilitação, mas foi em 1969 que a fisioterapia foi regulamentada como profissão no Brasil e a partir da década de 80 que sofreu um avanço maior.
O Brasil está entre os melhores países quando se fala em fisioterapia, em matéria de técnicas e de profissionais.O profissional tem como principais funções, prevenir, diagnosticar (cinesiológicamente) e tratar disfunções causadas por acidentes, alterações posturais, má formação genética ou distúrbios neurológicos.

A fisioterapia traumato-ortopédica é uma especialidade da fisioterapia que trata de disfunções músculo esqueléticas e é usada na reabilitação de lesões como fraturas, entorses, tendinites, etc e em alguns casos atua na prevenção evitando ou adiando uma possível cirurgia.

A especialidade, normalmente é realizada associada a outras especialidades como eletroterapia, termoterapia, massoterapia, etc. Com a associação das técnicas obtém-se um tratamento muito mais eficaz e em um tempo mais curto do que apenas utilizando uma delas.