Pilates

Joseph Pilates nasceu na Alemanha no ano de 1880. Era uma criança que sofria de algumas doenças, por isso, passou a vida estudando diferentes formas de movimento, determinado a se tornar fisicamente mais forte. Se tornou especialista em musculação, sky, mergulho e ginástica na juventude.

Durante a primeira guerra mundial vivia na Inglaterra e lutava boxe para sobreviver. Devido a sua nacionalidade alemã foi mandado para um campo de concentração onde se tornou enfermeiro e colocou em prática os exercícios que havia criado. Começava os exercícios com resistência de molas, antes mesmo deles levantarem da cama, e passou a observar o resultado positivo, tendo uma melhora mais rápida.

Abriu seu primeiro estúdio em 1923, em Nova Iorque, e denominou seu método como “Contrologia”. O método se popularizou mesmo na década de quarenta quando bailarinos profissionais passaram a procurar.

Pilates faleceu em 1967 aos 87 anos após viver uma vida longa e saudável. Sua esposa, Clara Pilates deu continuidade ao trabalho e muitos alunos seguiram seus passos e abriram seus próprios estúdios.
O método pilates é baseado em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Atualmente, a técnica não é usada apenas como atividade física, mas também para fins de recuperação funcional.

Nos dias de hoje, as pessoas estão muito mais esclarecidas quanto a importância da atividade fisica para se ter uma vida saudável. Com os maus hábitos adquiridos devido a vida estressante que se leva atualmente, o pilates é uma opção interessante, pois une a atividade física com o acompanhamento de um profissional, ao curto tempo que se tem disponível por conta do trabalho.

Beneficios do pilates:

– Melhora a capacidade cardiovascular respiratória;
– Oferece um condicionamento físico e mental;
– Correção dos desequilíbrios Musculares
– Alivia os problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
– Melhora o desempenho sexual; propicia um corpo harmônico; – Seu corpo torna-se mais firme e flexível, com uma força maior;
– Melhora a força e elasticidade muscular e mobilidade articular;
– Melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
– Fortalece a musculatura abdominal;
– Desenvolve os músculos que suportam a coluna eliminando dores crônicas;
– Revitaliza;
– Dá leveza;
– Mantém a mente alerta;
– Melhora o estado geral de saúde;
– Otimiza o desempenho desportivo;
– Promove uma condição segura para uma melhora no estilo de vida e da auto-estima;