RPG (Reeducação postural global)

O que é o RPG

É um método conhecido com o nome de Reeducação Postural Global, criado por Ph.E. SOUCHARD em 1981 após 15 anos de estudos.
É uma das técnicas fisioterápicas que pode ser utilizada preventivamente e corretivamente em problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e musculares.

Como nasceu o RPG 

Foi através de Françoise Mézières, em 1947 que nasceu o Método Mézières. Iniciou após a observação de um de seus pacientes que se queixava de dores nos ombros e não melhorava. Percebeu que o paciente tinha uma hipercifoce e quando o deitou viu que suas costas pouco encostavam no solo.
Continuou com as observações e experimentos, criando três leis básicas no tratamento postural:


1 – Toda e qualquer correção local gera uma compensação a distância (a causa muitas vezes está distante do problema que preocupa o paciente);
2 – Toda tentativa de tensionamento da cadeia leva a tendência da rotação interna dos membros;
3 – No tensionamento global da cadeia, promove-se a tendência de um bloqueio respiratório em apnéia inspiratória.

Com sua experiência influenciou outros alunos que adicionaram suas práticas e criaram suas próprias técnicas. Dentre eles podemos citar:

Therése Bertherat – anti-ginástica
Michael Nissand – Reconstrução Postural
Serge Peyrot e Pierre Mignard – morfoanálise (MARP)
Philippe Emmanuel Souchard – Reeducação Postural Global (RPG)
Godelieve Denys-Struyf – Cadeias musculares e articulares (GDS)
George Courchinaux – Corpo e Consciência
Leopold Busquet. – Cadeias musculares

NA PRÁTICA

A RPG tem oito posturas que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. As posturas nada mais são que estiramentos lentos, graduais e progressivos que duram, em média, 20 minutos cada. A sessão de RPG dura aproximadamente uma hora e os tratamentos variam de uma a dezenas de sessões, mas a média é de 12 sessões.


OBJETIVO

Alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem ao ficar nas posições fisiologicamente corretas.
Fazer um trabalho neuro-músculo-articular associado a uma conscientização corporal, conseguindo modificar a estrutura óssea, recuperando os espaços articulares, evitando as retrações musculares que provocam o enrijecimento do conjunto da cadeia muscular o qual ele faz parte, causando os bloqueios articulares e as compensações que são as principais causas de desvios e dores.

Através desse tratamento estimulamos o Sistema Nervoso Central a “Trabalhar” numa nova imagem corporal, levando ao automatismo do novo padrão postural.


SUGESTÃO

Para podermos nos manter em posturas adequadas sem esforço, este que você deve estar fazendo agora para ficar com a postura correta, antes de desistir de se cuidar adequadamente e começar a praticar RPG sozinho em casa, é bom avisar: o tratamento é personalizado, pois parte do princípio de que cada pessoa é única. Ou seja, cada um se entorta de seu jeitinho especial. Por isso, sim, é preciso ir a um especialista, nem que seja para descobrir que posturas são mais adequadas a você e, principalmente, como fazê-las corretamente. Quem tem algum tipo de lesão não pode, de forma alguma, realizar o método sem o acompanhamento de um fisioterapeuta com especialização em RPG. 


“AO ANDAR, SENTAR E NOS MOVIMENTAR, USAMOS A LEI DO MENOR ESFORÇO. O RESULTADO É QUE AS POSTURAS MAIS CONFORTÁVEIS NEM SEMPRE SÃO AS MAIS CORRETAS.”